TRAMALISTA: Os 10 vilões mais sanguinários do cinema

A Tramatura entrando nesse clima de Dia das Bruxas, vai dedicar essa semana para alguns posts em homenagem a esta data horripilante.


Começando com esse tema que não poderia faltar entre nossas Tramalistas, já fizemos os maiores vilões da literatura e agora iremos mostrar os 10 maiores vilões do terror no cinema.

Lembrando que isto não vai de melhor pra pior ou vice-versa.


Jason Voorhees

Começando por uma das máscaras mais famosas da cultura pop, Jason Voorhees, astro da franquia Sexta-Feira 13.


A história de Jason começa no Acampamento Crystal Lake, QUE ele frequentava quando era criança. O garoto sofria abusos dos outros campistas enquanto os monitores negligenciavam e farreavam. Em uma dessas, o garoto acabou se afogando no lago e morrendo. Desde então, os novos campistas passaram a contar histórias de que ele voltaria e se vingaria dos atuais monitores do acampamento.


A franquia Sexta-Feira 13 conta com 12 filmes de muitas mortes sangrentas e cenas horripilantes.


Freddy Krueger

A Hora do Pesadelo é um dos grandes clássicos do terror dirigido pelo genial Wes Craven, o tipo de história que literalmente pode te dar pesadelos.

Interpretado por Robert Englund, Freddy Krueger foi um homem que molestou diversas crianças em Elm Street e por isso foi morto queimado pelos moradores do local. Com sua pele queimada e suas garras de aço, agora ele realiza sua vingança durante o sono de suas vítimas.


A Hora do Pesadelo tem 7 filmes em sua saga original e uma refilmagem feita em 2010.


Leatherface

O Massacre da Serra Elétrica é outro filme que se transformou numa série de filmes recheados de mortes brutais e de muito gore - o legal é que foi baseado numa história real que aconteceu no Texas.


Leatherface é um homem que usa máscaras feitas da pele de suas vítimas e com uma serra elétrica (principalmente) com que massacra um grupo de jovens que entram em sua casa após se perderem durante sua viagem.


A saga do maníaco mudo, apesar desse primeiro filme com tom realista, tem outros sete que entram num foco mais ficcional e que, apesar de tentarem explicar a história do assassino, não são tão impactantes quanto o primeiro.


Ghostface

Pânico é outra obra de Wes Craven. Apesar de seu lado cômico, tornou-se um clássico.

Ghostface, ao longo dos filmes, contou com vários personagens por trás da máscara, porém seu modus operandi continuou eterno por quem ele passasse, sendo com as chamadas telefônicas ou até a forma atrapalhada de perseguir suas vítimas.


Pânico tem 4 filmes e uma série pela Netflix e vai ganhar mais uma sequência em 2022.


Chucky

Aqui está outra criaturinha que assombrou a infância de muitas crianças (e adultos também).

Apesar das "tretas" por trás dos bastidores, o Boneco Assassino fez seu nome durante as últimas décadas. Escrito por Don Mancini, a história do filme conta como Charles Lee Ray, um assassino à beira da morte, transfere sua alma para dentro de um boneco numa loja de brinquedos. Após ser comprado por uma mãe para presentar o filho, Chuck (nome da linha de bonecos) acorda e começa a tocar o terror.


A franquia tem um total tem 8 filmes, incluindo histórias com sua esposa Tiffany e seu filho Glen. Além disso, a Netflix está produzindo uma série que deve estrear em 2022.


Norman Bates

O filme mais antigo e clássico dessa nossa lista.


Norman Bates, após matar sua mãe, passa tomar conta do hotel da família e se veste como ela (e assume seu temperamento) para cuidar de seu bebê, protegendo-o de vigaristas que querem fazer o coitado de bobo.


Psicose foi escrito em 1959 por Robert Bloch e adaptado para o cinema pelo diretor Alfred Hitchcock. Assim como Leatherface, Bates foi inspirado no serial killer Ed Gein e foi interpretado pelo celebre Anthony Perkins. Além do filme, há também a série inspirada na adolescência de Norman em que destaca a doutrinação de sua mãe Norma na juventude do garoto.


Jigsaw

Alguns podem não ser muito fãs da saga Jogos Mortais, mas não podemos negar que o boneco Billy e Jigsaw se tornaram icônicos.


Usando seu sadismo e sua genialidade, Jigsaw construiu um jogo em que pessoas têm que sobreviver a tarefas as mais sanguinolentas, além de matar umas às outras. Apesar de muita forçada de barra durante os filmes (de certa forma engraçadas) você sempre é surpreendido com um plot twist no final de cada sessão.


Se tiver paciência, a franquia tem um total de 9 filmes vindos desde 2004.


The Creeper

Olhos Famintos foi definitivamente um dos filmes que, pessoalmente, mais me causou medo, confusão, gargalhadas e frustração.


O começo do filme em si, com a perseguição desenfreada, te deixa apavorado e um pouco chocado. Porém, após isso, é uma sucessão de eventos confusos que te fazem questionar como um filme que começa tão bem desanda dessa maneira. Contudo, o monstrengo Creeper tem um design medonho e um método de escolher suas vítimas muito interessante.

Originalmente, o título do filme em inglês se chamaria "Here Comes the Boogeyman" (Aí vem o Bicho-Papão), mas mudou por conta da música "Jeepers Creepers" lançada em 1938 por Paul Whiteman.


Alien

Saindo dos assassinos de máscara e de brinquedos demoníacos, nós vamos até o espaço com uma criatura alienígena assassina.

Um dos clássicos da ficção científica e do horror, Alien é a história de um grupo de astronautas que desembarcam de um cargueiro espacial espacial no planeta LV-426, onde encontram uma possível nova forma de vida. O terror começa quando um dos tripulantes, atacado por uma larva de alien mais cedo, tem sua barriga rompida de dentro pra fora por um ser desconhecido. Dali em diante, a criatura começa a sua caçada a bordo da nave de volta para a Terra como seu Oitavo Passageiro.


A saga de Alien teve início em 1979, e contou vários diretores renomados em seu desenvolvimento como Riddley Scott e James Cameron.


Michael Myers

Outra máscara vilanesca famosíssima do terror, obviamente, não podíamos montar uma lista destas, durante a semana de Halloween, sem a presença de Michael Myers.

Dirigido pelo lendário John Carpenter, com uma das trilhas sonoras mais clássicas do gênero, Halloween conta a história de Michael Myers, que é internado num sanatório após matar sua irmã mais velha, Judith. Depois de 15 anos, ele volta para Haddonfield, continuando sua saga de matança pela cidade.


Após diversos filmes e reboots, Halloween tem mais um capítulo em cartaz hoje mesmo nos cinemas, com seu 12° título, chamado Halloween Kills: O Terror Continua.


Algumas menções honrosas como Pinhead (Hellraiser), Drácula, Pennywise entre outros merecem ser citados. Porém, já citamos estes personagens na lista sobre "Os 10 vilões mais sanguinários da literatura do horror".

Esta foi nossa lista, esperamos que tenham gostado, lembrando que isso aqui vem de nosso completo gosto (ou desgosto) pessoal. E claro, sua opinião nos comentários é muito bem-vinda, aceitamos inclusive indicações de possíveis novas Tramalistas.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo