Cancelamentos, devoluções e ressarcimentos
CANCELAMENTO E DEVOLUÇÕES
Você pode cancelar ou devolver um ou todos os itens de um pedido da nossa loja. Existem diferentes status dos pedidos para que possamos atender sua solicitação. Sendo assim, primeiro vamos entender quando tratamos sua solicitação como “cancelamento” e quando o tratamento é de “devolução”, e quais as etapas e critérios para cada situação.
CANCELAMENTOS
A opção de “cancelamento” está disponível para aqueles pedidos confirmados pela plataforma que hospeda nosso site e pela plataforma de pagamento, mas ainda não foi enviado para você.
Quando o pagamento é confirmado pela plataforma, o status do seu pedido é alterado para “aguardando envio”. A Nota Fiscal eletrônica do pedido só será emitida quando iniciarmos o envio dos seus itens. Ou seja: a partir do momento que você fez o pedido e efetuou o pagamento – seja por cartão, PIX ou boleto bancário, mas o status do pedido ainda é “aguardando envio”, esse pedido ou qualquer item dele é passível de “cancelamento”.
Uma vez cancelado o pedido (ou um ou mais itens daquele pedido), trataremos do estorno do pagamento (integral ou parcial), que dependerá da forma com que você efetuou o pagamento:
1. Pagamentos por boleto bancário: os boletos bancários levam em média 1 dia útil para que o sistema de compensação nacional confirme o valor pago. Esse prazo pode se estender para até 2 dias úteis em alguns casos. Sendo assim, se você efetuou um pagamento de pedido por boleto, aguardaremos a confirmação do crédito, que é feita pela plataforma de pagamento, para dar início ao processo de estorno dos valores. Uma vez creditado o valor para a Tramatura, faremos a devolução deste para você em até um dia útil – na maioria dos casos, essa devolução é no mesmo dia em que a plataforma confirma o pagamento. A forma de devolução desse pagamento será por PIX ou transferência bancária — em ambos os casos, caso haja alguma tarifa a ser cobrada, esta poderá ser descontada do valor a ser estornado a você.
2. Pagamentos por PIX: as compras por PIX são creditadas (salvo em problemas no sistema interbancário do Banco Central) quase que instantaneamente. Desta forma, assim que a plataforma de pagamento confirma o crédito para a Tramatura, podemos dar início ao processo de estorno dos valores. A devolução desses valores é feita por PIX e para a mesma chave que efetuou o pagamento, através da mesma plataforma, que disponibiliza prazo de até 2 dias úteis para a devolução – na maioria dos casos, essa devolução é no mesmo dia em que solicitamos o estorno.
3. Pagamentos por cartão de crédito: os pagamentos das compras por cartão de crédito são confirmados pela plataforma quase que imediatamente à finalização do seu pedido. Quando solicitamos o cancelamento de um pedido cujo pagamento foi feito por cartão de crédito, a plataforma de pagamento envia a informação para a operadora do cartão, e está fará o tratamento do estorno segundo suas políticas de cancelamento de compras. Em geral, é creditado o valor total do estorno da compra em seu cartão de crédito, mesmo que você tenha comprado parcelado.
Para resumir: enquanto o pedido que você fez e cujo pagamento foi confirmado pela plataforma de pagamento está com status “aguardando envio”, esse pedido é passível de cancelamento — o que significa que o processo de estorno será iniciado imediatamente e cumprirá apenas os prazos e operacionalização da mesma plataforma de pagamento utilizada na compra.
DEVOLUÇÕES
Em compras online, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito de arrependimento, permitindo ao consumidor devolver o produto em até 7 dias corridos após o recebimento, sem necessidade de justificar o motivo. Este direito, previsto no artigo 49 do CDC e protege o consumidor em compras fora do estabelecimento comercial, como as compras online, caso em que se enquadra a Tramatura.
Sendo assim, você pode solicitar a devolução do seu pedido e estorno da compra em D+7 ao recebimento do seu pedido. Um exemplo: você recebeu seu pedido no dia 1º do mês — você pode solicitar a devolução até o dia 8 do mesmo mês.
Para a devolução ser efetivada, é preciso ter em mente que a embalagem do item precisa estar intacta (no caso de livros, estamos falando especificamente do shrink– aquele plástico transparente que envolve cada exemplar). A Tramatura se encarregará de enviar para você uma etiqueta de frete dos Correios para que você leve seu item até a agência mais próxima de você para despachá-la.
O processo de estorno dos valores de sua compra será iniciado após o recebimento da devolução na Tramatura e seguirá as seguintes regras:
1. Pagamentos por boleto bancário: a forma de devolução/estorno da sua compra será por PIX ou transferência bancária. Nos casos de transferência bancária, caso haja alguma tarifa a ser cobrada, esta poderá ser descontada do valor a ser estornado a você.
2. Pagamentos por PIX: a devolução/estorno dos valores de compras por PIX será feita para a mesma chave que efetuou o pagamento, através da mesma plataforma, que disponibiliza prazo de até 2 dias úteis para a devolução – na maioria dos casos, essa devolução é no mesmo dia em que solicitamos o estorno.
3. Pagamentos por cartão de crédito: a solicitação de estorno da compra feita por cartão será feita imediatamente ao recebimento dos itens na Tramatura. Quando solicitamos o cancelamento de um pedido cujo pagamento foi feito por cartão de crédito, a plataforma de pagamento envia a informação para a operadora do cartão, e está fará o tratamento do estorno segundo suas políticas de cancelamento de compras. Em geral, é creditado o valor total do estorno da compra em seu cartão de crédito, mesmo que você tenha comprado parcelado.
Para resumir: Você pode pedir a devolução do produto em até 7 dias após o dia que recebeu seu pacote. A Tramatura vai te enviar a etiqueta de transporte para que você faça a devolução através de uma agência dos Correios. O estorno do seu pagamento será pedido em D+1 ao recebimento da devolução na Tramatura. O crédito do valor para você seguirá as regras da plataforma de pagamento, operadoras de cartão e do sistema bancário.
COMO PEDIR O CANCELAMENTO OU A DEVOLUÇÃO?
Basta entrar em contato conosco por email (tramatura@tramatura.com.br) ou por WhatstApp.