top of page

Quanto custa publicar um livro? (parte 6)

Estamos na mesa de parto e finalmente veremos o bebê ao vivo, nada de ultrassom ou fotos de batimentos cardíacos: estamos falando do livro prontinho na sua mão: capa e folhas e texto e...

5. Impressão gráfica


Fechamos os arquivos finais para fazermos o pedido para a gráfica.


Nesse ponto nós precisamos voltar ao momento em que o "tamanho" do nosso projeto foi decidido: isso deve ter sido feito lá atrás, quando a editora estava avaliando o investimento e o potencial de venda do livro. Naquele momento a quantidade de exemplares a serem impressos teve uma primeira estimativa, a mais realista possível.


Precisamos colocar o pé no chão e fazer um cálculo real baseado em “quantos livros o nome desse autor pode vender”, "qual a capacidade de absorção/venda desse tipo de história?", “quais os canais de venda teremos”, “qual o esforço de publicidade será feito para divulgar a obra”, entre outras perguntas que vão surgindo à medida que analisamos possibilidades de vendas.


Uma impressão de baixa tiragem plenamente possível de ser distribuída por plataformas de venda como a Amazon (cujo custo de envio é cobrado à parte) é de 120 exemplares. Essa quantidade torna os custos fixos do projeto plenamente pagáveis e abre espaço para reimpressões com menor custo a partir do fim das vendas desse primeiro lote.


O custo de impressão por exemplar de uma tiragem inicial de 120 exemplares (impressão sob demanda) é de aproximadamente R$ 30,00 – ou R$ 3.600,00 pelo pedido integral.


Agora podemos fazer algumas contas extras para tentar definir o preço de capa básico do nosso projeto, tendo em vista os custos e decisões tomadas acima.


Sendo assim, vamos fechar a régua e pensar em dinheiro na última etapa...



...

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page