top of page

Quanto custa publicar um livro? (parte 1)

Atualizado: 29 de mar. de 2023

Além de cabelos brancos, noites insones, dias de espera com prazos que parecem nunca serem cumpridos e do medo de ninguém se importar com sua obra...


Essa é uma pergunta bastante abrangente, mas se você chegou até aqui é porque provavelmente se enquadra naquele perfil de pessoa que está começando uma carreira de escritor ou está no início dela. Nesse caso, este artigo é feito para você.


Bem, você também pode ser um leitor interessado em entender como é que um livro está beirando R$ 80,00 nas prateleiras de livrarias! Você também está no lugar certo, se for esse o seu caso.


Contudo, antes de esmiuçar a parte chata da coisa (o custo propriamente dito), precisamos ter uma noção do percurso que um original faz entre ter sido escrito e finalmente se completar num livro publicado, num códex com capa, orelha, páginas, texto enxuto e claro, registros, diagramação, impressão, transporte... E cada um desses pequenos processos dentro do projeto de um livro é remunerado, existem profissionais que investiram horas ou dias numa pequena porção do trabalho.

Para efeito de proposição, vamos imaginar que você, um autor brasileiro, que escreve em português, acabou de entregar para uma editora o seu original com 200 laudas do seu suor criativo mais intenso! Você passou meses trabalhando naquela história. E outros tantos revisando e revisando e revisando. Ele ficou pronto e você tem certeza de que está perfeito. E, meninos e meninas, você estava certo! Ficou tão bom que você emplacou um contrato com uma editora, que enxergou na sua obra um potencial não apenas literário, mas também econômico.


Pois saiba que os custos já estavam correndo desde o momento em que o editor decidiu avaliar sua obra. Na verdade, esse é um custo que acaba sendo diluído dentro da estrutura da editora. O editor ou uma pessoa paga por ele vai gastar um tempo analisando seu trabalho, fazendo anotações, imaginando que tipo de novas revisões podem ser feitas, onde ele se encaixa na linha editorial da casa... é bem provável que tenha havido alguém antes dessa pessoa que analisou parte do texto, buscou avaliar sua sinopse e a qualidade do texto — antes de decidir passar adiante, para que o editor tome a decisão final.

Decisão tomada, começam os trabalhos para tornar aquele original um livro de verdade — aquele objeto com capa e folhas que vai parar nas livrarias, na Amazon e congêneres, nas estantes dos leitores ou numa prateleira virtual de ebook e, finalmente, num leitor de ebook. Então, para seguirmos adiante, vamos enxugar o processo para o mínimo possível de etapas em uma publicação: preparação de texto, diagramação de miolo e capa, revisão, registros, aprovação final, impressão gráfica. Parece pouco? Acredite, há muito mais coisa nesse entremeio, mas vamos ficar nesses 5 pontos...


... que nós vamos destrinchar na próxima parte deste artigo.


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page