top of page

De onde Jefferson Sarmento teve a ideia para escrever A Casa das 100 Janelas?

De onde os escritores tiram suas ideias?

Jefferson Sarmento

Em 2015, logo depois do lançamento de Alice em Silêncio, o escritor Jefferson Sarmento pensou em escrever uma história sobre uma casa assombrada — a verdade é que sempre quis escrever uma. Chegou a criar alguns personagens, escrever algumas páginas para uma história que se chamaria Do Fundo do Poço Escuro ou Medo do Escuro, mas ela... não estava convencendo.


Os personagens eram bons, o andamento inicial estava envolvente, mas a casa em si... ela não tinha nada de especial e ele acabou desistindo da história.


Alguns meses depois de simplesmente deixar o texto de lado, com umas cinquenta páginas escritas, o escritor foi convidado para dar uma palestra sobre escrita criativa para os alunos de uma escola em Parapeúna, distrito de Valença/RJ que faz limite com Rio Preto/MG. Enquanto conversava com as crianças, explicando para eles que as ideias para as histórias mais interessantes podem vir de uma observação desatenta do cotidiano, até de um livro jogado numa mesa, de uma cadeira parada num canto que a sua imaginação poderia extrapolar para uma cadeira que se arrasta sozinha e coisas do gênero, ele se lembrou da Fazenda Santa Clara, a alguns quilômetros dali, com suas 365 janelas (algumas falsas) e seu passado obscuro e escravocrata.

E a ideia veio: e se houvesse algo mais sombrio por trás das janelas falsas da casa que é a sede da fazenda?


Já com a imaginação fazendo conexões com aquela história inicial, aquela que ele havia desistido de escrever, ele procurou mais informações sobre a verdadeira fazenda, o porquê das 365 janelas e das que eram falsas, visitou a fazenda, tirou fotos de seu interior, ouviu mais histórias... e voltou a escrever.


A Casa das 100 Janelas não é uma história sobre a Fazenda Santa Clara, mas foi inspirada por ela, que no livro tornou-se o Solar dos Fortes , com seu passado de sofrimento, escravidão, a estrutura da casa (com todas aquelas janelas – que você precisa ler para entender por que o título fala de 100 e não 365).


A trama, que se passa em nossos dias, volta várias vezes no passado da cidade de Bel Parque (criada especialmente para a história) e dos personagens, e tudo de mal que aquelas paredes e pátios viram volta para cobrar suas dívidas, trazendo medo e escuridão.


Vingança e coisas piores que a morte.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page