Biblioteca Clássica de Espantos e Assombros
top of page

Biblioteca Clássica de Espantos e Assombros

Que tal uma coleção de livros clássicos de fantasia, suspense, horror, ficção científica?

A Tramatura iniciou em julho uma ambiciosa missão e convida você para essa jornada de espantos e assombros pela literatura clássica universal: uma charmosa coleção de textos de suspense, fantasia, ficção científica, horror... escritos há mais de cinquenta, cem, duzentos anos!


Livros, contos e novelas clássicos com um pé no sobrenatural ou na insinuação dele, como nas histórias curtas que Machado de Assis escreveu com essa temática e que serão tema do segundo volume; ou como o natal fantasmagórico de Scrooge no Conto de Natal de Charles Dickens, como o gótico de Byron inserido nos amores pérfidos e cruéis dos personagens de Álvares de Azevedo em Noite na Taverna!


E, já que falamos daquela noite fatídica em que Solfieri, Gennaro, Claudius, Hermann e Johann dividiram suas paixões traumáticas naquela mesa regada a vinhos e medos, Noite na Taverna é nosso "episódio de abertura"!

Uma das principais obras da literatura brasileira, Noite na Taverna é também um dos mais impressionantes representantes do gótico universal, assegurando Álvares de Azevedo como esse poderoso escritor cínico, espantoso, assombroso, que não mede agressividade em sua pena. A Biblioteca Clássica de Espantos e Assombros, da Tramatura, abre sua coleção com essa obra obrigatória que choca pela violência e crueza das pequenas tramas apresentadas por seus personagens perdidos, bêbados, malditos!


O primeiro livro abre com uma introdução do escritor Jefferson Sarmento, autor de A Casa das 100 Janelas, Relicário da Maldade e Alice em Silêncio, entre outros, apresentando a você o universo pessoal do ultrarromântico Manuel Antônio Álvares de Azevedo: quem era esse autor

traumatizado com a morte, assustadiço e temeroso com a vida, tragicamente arrancado da existência ainda muito jovem, mas não sem antes deixar o esplendoroso legado de sua literatura.

Como brinde único desta edição, apresentamos a você o trabalho singular do designer (e também escritor) Rubens Angelo, com duas belíssimas ilustrações inspiradas em Noite na Taverna — a arte que abre a apresentação da coleção no livro (uma adaptação desta apresentação aqui) e a que está logo a seguir à introdução “A Sombra da Morte de Álvares de Azevedo”.


A Tramatura agradece a você, querido leitor, por nos dar a honra de dividir com você a maravilhosa (e às vezes soturna!) arte da escrita conosco, desvendando as obras que fundaram o fantástico mundial e tornaram a literatura a chave para o autoconhecimento humano.


Boa leitura!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page