TRAMATURA EM: Um tema, um personagem de livro

Existem muitos tipos de personagens em livros que nos marcam por diversos motivos. Seja por sua personalidade, seu humor, sua coragem (ou falta dela), etc...


Nesta lista de hoje, que tal lembrarmos de alguns personagens que talvez te inspirem a ler suas respectivas obras, e quem sabe, até virar fã delas?


Personagem inteligente que se não fosse por ela o protagonista não duraria meio-capítulo: ANNABETH CHASE (Percy Jackson e os Olimpianos)

Annabeth é uma semideusa, filha de Atena, deusa grega da guerra e da sabedoria, ou seja, naturalmente ela já tem a dádiva de ser uma pessoa inteligente. Acontece que Annabeth tem que trabalhar em triplo com seu cérebro por conta de seus companheiros Percy e Grover. O conhecimento e a estratégia da heroína salvaram o trio diversas vezes durante a saga, além disso, se o nosso herói hoje parece ser uma pessoa melhor ao tomar suas decisões durante a batalha, é muito por conta dela.


Monstro gentil: SAPHIRA (Eragon)

Existem diversas criaturas no mundo da fantasia que te dão medo por conta de sua aparência, seu poder e ações, tais como: Balrog (Senhor dos Anéis), Aragogue (Harry Potter), Moby Dick (Moby Dick).


Contudo, às vezes por detrás dessa aparência assustadora existe alguém de bom coração que ajuda o protagonista de diversas formas, em alguns momentos se torna seu fiel companheiro, caso como de Saphira, a dragoa de Eragon. Apesar de orgulhosa e jovem, ela sempre se mostrou sábia e ajudava Eragon em seus tempos de aflição e tristeza, apesar de não ter medo de dar sua opinião quando quisesse.


Guerreiro formidável: AQUILES (Ilíada)

Durante as eras da literatura, tivemos diversos guerreiros que pareciam imbatíveis e, por que não?, imortais! Foram personagens que podiam enfrentar batalhões inteiros, criaturas terríveis e sair ilesos do confronto.


Aqui está Aquiles, um dos primeiros heróis de todos os tempos. Apresentado por Homero na epopeia Ilíada, ele foi o principal lutador na Guerra de Tróia. Sua força e poder vêm dos cuidados de sua mãe, Tetis, que o mergulhara no rio Estige quando bebê, com a intenção de torná-lo imortal. Porém, apenas os calcanhares da criança haviam sido deixados de fora, parte do corpo por onde ela o segurou ao banhá-lo. No futuro, na própria Guerra de Tróia, esse seria o motivo de de sua morte, seu ponto fraco, origem do termo Calcanhar de Aquiles.


Bruxa poderosa: MORGANA LE FAY (Brumas de Avalon)

Diversos magos, feiticeiros e bruxos fantásticos estão presentes na literatura e na cultura pop. As lendas do Rei Arthur não são diferentes, trazendo o que talvez seja o mais conhecido de todos: o mago Merlin, grande mentor do Rei dos Cavaleiros. Mas aqui destacamos sua pupila e grande rival, Morgana Le Fay.

Em Brumas de Avalon, ela é a protagonista e essa fantástica história é contada do seu ponto de vista. Irmã e também amante de Arthur Pendragon, a mulher o antagonizou de diversas maneiras e, como a grande Dama do Lago, ela lutava contra influência da Igreja na Inglaterra não só com seu poder, mas também com sua inteligência.


Cientista louco: GRIFFIN (O Homem Invisível)

O Homem Invisível de H.G. Wells talvez não seja o cientista louco mais insano da literatura e do cinema (longe de ser), mas seu caráter niilista, seu egoísmo magnânimo e sua total falta de empatia com o restante da humanidade o faz humano suficiente para torná-lo um dos algozes mais perigosos já imaginados. Não só por sua invisibilidade, mas pela espantosa incapacidade de se ver equivocado em qualquer atitude: as pessoas estão ali para servi-lo, aproveitar-se de sua condição para roubar e assustar e se divertir é natural e até justo.


O interessante de tudo é que o misterioso Griffin parece trazer seus traços de antes de descobrir a fórmula para a invisibilidade, tornando-se discutível apenas o grau de loucura a que se permite depois de se tornar transparente.

Bem, esta foi nossa listinha, existem muitos personagens que combinam com os termos que destacamos, ao ponto de se tornar difícil de escolher apenas um.


Sendo assim, nos conte: quem, para você, também se encaixaria nessas características.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo